Como combater a obesidade?

by Jaqueline on April 11, 2011

Combate a Obesidade

Combate a Obesidade

A obesidade é um dos maiores males da sociedade moderna. As vantagens que a indústria tecnológica e de energia trouxe para o nosso dia-a-dia transformou grande parte da população em sedentários. Se você juntar a isso, todo o mercado de comida industrializada, sem nenhum valor nutricional – mas com cores e apelos publicitários que saltam aos olhos – consegue a combinação perfeita para fazer milhares de indivíduos se tornarem vítima dessa doença tão sintonizada com o nosso tempo. Mas o que se pode fazer para combater a obesidade?

A primeira coisa a fazer para combater a obesidade é conhecer esse mal. Não conhecê-lo em teoria, saber nomenclaturas e coisas do tipo, mas sim saber qual a causa da sua obesidade? Existem diversos fatores que podem causar ou complicar esse mal no nosso corpo. Outra coisa é saber quais as alternativas disponíveis para o seu grau de obesidade. Enquanto indivíduos com pequeno sobrepeso podem dispor de dietas rápidas para solucionar seus problemas, pessoas com Índice de Massa Corpórea maior que 40 podem recorrer às cirurgias de redução de estômago, cada vez mais populares e com métodos diferentes.

Mas seja qual for o método mais apropriado para ajudá-lo a vencer essa terrível doença, saiba que o combate mais duro e difícil que você terá que enfrentar nessa batalha é a mudança no seu estilo de vida. Embora existam sinais genéticos e condições metabólicas que fazem com que milhares de pessoas sofram por serem obesos, a maioria dos casos está diretamente ligada ao estilo de vida das pessoas. No mundo moderno de hoje, com cada vez mais botões facilitadores, comidas processadas e menos tempo para cuidarmos de nós mesmos, a obesidade pode se alastrar como um rastro de pólvora.

Procure conhecer e mudar a sua alimentação. Entenda aquilo que você coloca dentro do seu corpo como combustível. Veja no que um pacote de salgadinhos se transforma depois de ser mastigado e engolido. Se você conseguir despertar esse tipo de interesse pela sua alimentação, com certeza vai escolher melhor o que come, aprendendo a balancear suas refeições sem o sofrimento das dietas. Sedentarismo também é um grande amigo da obesidade. Arrume tempo e disposição no seu dia-a-dia e tente fazer uma caminhada, um passeio de bicicleta, ou qualquer outro exercício que o seu médico possa lhe recomendar. Mexer o corpo queima calorias, ativa a circulação, melhora o metabolismo e só vai ajudar você a emagrecer e vencer a obesidade.

O combate à obesidade é muito difícil, mas todo mundo pode vencer essa guerra. Basta ter disciplina, força de vontade, desejo de vencer e uma boa orientação clínica.

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

Leave a Comment

Previous post:

Next post: